Tipos de provedores de serviços de Internet para empresas

Tipos de provedores de serviços de Internet para empresas

Escolher um provedor de serviços de Internet para empresas não é muito fácil. Existem diferentes tipos de provedores que fornecem serviços de Internet de níveis e qualidades. No Brasil tem mais de 100 provedores de serviços de Internet (ISPs). É um mercado muito competitivo, com muitas ofertas e negócios diferentes.

Qual é a função dos provedores de Internet para empresas e o que eles fazem? Os serviços de Internet conectam seu computador pessoal ou comercial, laptop, dispositivo móvel, tablet, smartphones, etc., à Internet. Os ISPs podem ser empresas comerciais, sem fins lucrativos, privadas ou comunitárias.

A maioria dos provedores oferece os mesmos tipos de serviços de Internet aos clientes, incluindo:

  • Acesso à internet.
  • Acesso de e-mail.
  • Registro de nome de domínio.
  • Hospedagem na web.
  • Co-localização (ou serviços de data center).

Alguns ISPs também fornecem serviços como design de sites ou desenvolvimento de instalações de comércio eletrônico.

Veja como o gerenciamento de acesso privilegiado pode proteger sua empresas de hackers e ataques cibernéticos. Antes de contratar serviços saiba quais são todos os benefícios da conexão banda larga de fibra óptica para seus negócios.


Diferentes tipos de conexões ISP

Os ISPs usam uma variedade de tecnologias para permitir a conexão dos clientes à sua rede. Os tipos mais comuns de conexão com a Internet incluem:

  • DSL (linha de assinante digital).
  • Banda larga a cabo.
  • Banda larga de fibra óptica.
  • Banda larga sem fio ou Wi-fi.
  • Satélite e banda larga móvel.
  • Linha alugada dedicada.

A maioria dos provedores de internet para empresas oferecem uma variedade de pacotes direcionados a diferentes níveis de usuários, com base em fatores como a velocidade da conexão, o número de endereços de e-mail necessários ou a quantidade de espaço livre na web.


Qual o tipo certo de provedor de Internet para empresas

Ao selecionar um provedor para sua empresa que ofereça serviços de Internet personalizados, você deve determinar cuidadosamente seus requisitos e as suas necessidades.

Você deveria considerar:

  • O tipo de serviços que você precisa.
  • Os custos e a qualidade dos serviços.
  • O número de usuários que precisam de uma conexão com a Internet.
  • A localização dos usuários.
  • A capacidade de largura de banda.
  • Taxas de contenção e outros termos e condições do serviço.

Você também deve determinar se, agora ou no futuro, pode ser necessário:

  • Acesso à rede privada virtual (VPN).
  • Acesso de email ou servidor de e-mail.
  • Serviços de hospedagem de sites.
  • Registro do Domínio
  • Instalações de comércio eletrônico.
  • Uso de bancos de dados online.
  • Acesso a tecnologias de nuvem.

Lembre-se de que, conforme sua empresa cresce, seus requisitos podem mudar.

Alguns ISPs oferecem planos de serviço flexíveis ou soluções escaláveis. Você deve examinar seus requisitos cuidadosamente e considerar todos os vários fatores ao escolher seu ISP .


O que esperar de um provedor de serviços de Internet

Seu provedor de serviços de Internet (ISP) deve fornecer serviços de Internet rápidos, seguros e confiáveis ​​continuamente.

Você deve concordar com as expectativas para os níveis de qualidade e disponibilidade de serviço em seu contrato de nível de serviço do ISP.


Papel dos provedores no gerenciamento de segurança online

Se sua empresa depende de comunicações eletrônicas ou realiza transações de comércio eletrônico, você precisa da garantia de seu ISP de que seus servidores estão localizados em um ambiente seguro, ou seja, um que tenha:

  • Boa segurança física.
  • Boa segurança de rede.
  • O software antivírus e patches de software mais recentes.
  • Um servidor seguro para transações de comércio eletrônico.

Veja mais sobre como proteger sua rede sem fio.

A maioria dos ISPs também oferece serviços de filtragem de conteúdo da Web que bloqueiam conteúdo impróprio do usuário da Internet, geralmente como parte da política corporativa de uso aceitável da Internet.


Papel dos provedores no gerenciamento de seu site

Se você tiver um site, precisará atualizar o conteúdo da web regularmente para mantê-lo atualizado.

A maioria dos provedores web permite que você (ou seu webdesigner) faça as atualizações usando um dos muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis no mercado.

Se o seu provedor de Internet também hospeda seu site, ele deve ser capaz de fornecer estatísticas importantes, incluindo:

  • O número de visitantes do seu site.
  • As páginas da web visualizadas.
  • Por quanto tempo eles visualizaram cada página.
  • Detalhes do mecanismo de pesquisa que eles usaram para encontrar seu site.

Você deve encontrar outros meios de medir e comparar o desempenho do seu site com serviços externos como o Google Analytics.


Mudar de fornecedor de serviços de Internet para empresas

Algumas empresas e companhias trocam de provedor de Internet quando o prazo do contrato termina ou para aproveitar as melhores ofertas, serviços mais rápidos de outros concorrentes, etc.

A maioria dos agentes e provedores para empresas de serviços de Internet para empresas fornecem o serviço de migração gratuitamente, embora alguns possam cobrar uma pequena taxa de administração.

Mais importante é quanto tempo qualquer alteração nas suas caixas de e-mail ou dos arquivos do site levará para ser concluída.

Você não deseja que seu acesso à Internet, seu site, sua loja de comércio eletrônico ou serviço de e-mail fique offline por mais tempo do que o necessário.

Pode ajudar saber com antecedência como fazer a migração para mudar de provedores dos seus negócios, pois nem sempre é fácil. Os principais fatores que você deve considerar são:

  • Seu endereço ou endereços IP (e se você precisa de um endereço IP estático).
  • Seus recursos e configurações de firewall ou roteador (se fizer parte do serviço ISP).
  • Como pode ser difícil mover seu e-mail ou hospedagem de site.
  • Quanto tempo é o tempo de espera do novo ISP.
  • Como são os serviços e suporte ao cliente.
  • Suas necessidades de largura de banda (e quaisquer alterações previsíveis).
  • Tempo, habilidades e esforço que você precisará investir para configurar o novo serviço.

Migrar seu site para uma nova hospedagem será mais fácil se eles usarem a mesma tecnologia de site e sistema de gerenciamento de conteúdo.

No entanto, normalmente você ainda precisará de suporte técnico para concluir isso com êxito e fazer todos os ajustes necessários que por ventura possa precisar.